Ir para conteúdo do site
Siga

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
27
27 SET 2018
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os desafios de envelhecer com saúde

 

Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas foi tema da

5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa e do 4º Seminário do Cuidado Integral ao Idoso de Carazinho realizado nesta quinta-feira (27) no auditório da ULBRA .



O evento que objetivou proporcionar uma reflexão sobre temas importantes relacionados a esta fase da vida, é uma iniciativa do governo municipal por meio da secretarias de Assistência Social e Saúde, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e ULBRA.



Após a abertura feita pela coordenadora acadêmica Eloisa Avila Pauletto, um momento de descontração e energização proporcionado pelas alunas de Biomedicina (Amanda) e Enfermagem (Fabiola) animou a plateia presente.



Ao explanar sobre a temática, a Presidente do Conselho do Idoso, Sandra Loss Carneiro destacou que os idosos necessitam de um olhar diferenciado em todos os aspectos. A violação de seus direitos seja de forma moral, psicológica, maus tratos ou financeira gera neles, uma fragilidade muito grande. “Os idosos precisam se empoderar, ter conhecimento de seus direitos”, enfatiza.



A primeira dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, que também representou o prefeito Milton na ocasião, ressaltou o carinho que ambos possuem pela terceira idade. Disse que o Poder Público está atento e dedica uma atenção especial a questão do envelhecimento humano.



“Hoje temos mais pessoas envelhecendo com qualidade de vida e por isso vivem mais. O Idoso quer viver sua maturidade, sua melhor idade com independência e qualidade de vida”, reconhece. Andréia destaca ainda que para chegar na velhice com saúde física e mental é fundamental que se pense em qualidade de vida desde a juventude. “A minha caminhada é que irá definir como chegarei na velhice”, afirmou a secretária.



A falar sobre o tema a secretária da saúde Anelise Almeida explanou sobre as grandes síndromes geriátricas que representam uma preocupação no que se refere ao envelhecimento humano. As síndromes: déficit cognitivo, Imobilidade, Instabilidade postural, Incontinência Urinária, Iatrogenia medicamentosa, insuficiência urinária e insuficiência familiar, conforme a secretária são questões que que geram preocupação futura e representam uma tendência de prevenção. As síndromes serviram para permear as discussões que posteriormente aconteceram nas salas temáticas.



Salas Temáticas



Foram realizadas quatro salas com seguintes eixos temáticos:



- Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas.

- Educação: assegurando direitos humanos da pessoa idosa

- Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa

- Os conselhos de dirito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas



A partir da discussão nas salas, sairão as demandas que serão encaminhadas para a Conferencia Estadual que tem como delegados de Carazinho Gilvane Pedrolo e Antônia Geni Vieira.



À tarde a programação seguiu com uma palestra da psicóloga Valéska Walber, que falou ao grupo sobre os desafios de envelhecer no século XXI.



Após o coffee break, os participantes tiveram à disposição oficinas de estética e cosmética, jogos de baralho, bingo, dança e bem-estar e qualidade de vida.



Prestigiaram as atividades, além das autoridades citadas, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Darci Guimarães, a professora Rejane, coordenadora de extensão da ULBRA, as equipes das Secretarias da Assistência Social e Saúde.

Autor: Assessoria de Comunicação

Galeria de Fotos:  Ver mais
Publicado: 27 de SETEMBRO de 2018
Os desafios de envelhecer com saúde

Prefeitura de Carazinho-RS
SIGA-NOS
endereço
ENDEREÇO
Av. Flores da Cunha, nº 1264
CEP: 99500-000
atendimento
ATENDIMENTO
De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
contato
CONTATO
(54) 3331-2699
prefeitura@carazinho.rs.gov.br
newsletter
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber, em seu e-mail, informativos da Prefeitura de Carazinho
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia