06 SET 2022
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Audiência Pública aborda estudo sobre Parque Linear

Visando assegurar a participação popular no processo de Elaboração de Estudo para o Parque Linear junto a rede ferroviária, o Governo Municipal por meio da secretaria de Planejamento realizou na tarde desta terça-feira (06) no salão do CAPSEM, uma audiência pública com a participação da comunidade, arquitetos, engenheiros, representantes de associações e entidades do município.

O prefeito Milton Schmitz esteve presente na ocasião e destacou que esse é o pontapé inicial para criar um espaço público qualificado para a população carazinhense. “A gente sonha com um lugar diferenciado e atrativo, que promova visibilidade para a nossa cidade”, disse.

O momento, coordenado pela arquiteta responsável pelo anteprojeto, Ana Paula Wickert e equipe, teve como objetivo levantar demandas e formular propostas a serem indicadas em estudo para o Parque Linear na área de orla ferroviária urbana.

O estudo visa demonstrar se há condições técnicas, ambientais e financeiras, além do impacto da mobilidade urbana, de pedestres e veículos. Com o objetivo de implementar o “greenway”, corredor ecológico, o projeto apresenta a capacidade urbanística ociosa na área ocupada pela via-férrea e adjacências.

A ideia de parque surgiu a partir da premissa de criar um espaço público qualificado, dando uso a um espaço livre importante nas configurações urbanas e que após a desativação da ferrovia está sem utilização.