Ir para o conteúdo

Siga
Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
14
14 SET 2022
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SEC. GERAL DO GOVERNO
Distribuição da Chama Crioula marca abertura dos Festejos Farroupilha
enviar para um amigo
receba notícias

Foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha. Em um momento de homenagem e de culto ao amor pelo Rio Grande do Sul, o Governo Municipal e o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas realizaram na manhã desta quarta-feira (14) a distribuição da Chama Crioula as entidades gaúchas carazinhenses, entre Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes, quadro de laçadores e grupo de cavaleiros, além das EMEFs Piero Sassi e Políbio do Valle.

A Chama Crioula chegou em Carazinho no dia 10 de setembro, conduzida pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros da Vereda das Tropas e foi entregue ao prefeito Milton Schmitz, coordenador do CMTG, Turíbio dos Santos e a filha do homenageado deste ano, Cintia Gomes Lyrio pelo patrão do CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense, anfitrião dos Festejos Farroupilhas de 2022, Pedro Américo Messerschimdt.

A Chama Crioula deste ano leva o nome do poeta e historiador de Carazinho, Odilo Gomes. Odilo teve uma relação muito forte com o tradicionalismo, sendo um dos fundadores de duas entidades tradicionalistas de Carazinho, o CTG Pedro Vargas e CTG Rincão Serrano. Também esteve ligado a Seara da Canção Gaúcha, onde teve pelo menos cinco de seus poemas musicados e gravados nos discos do festival nativista. Odilo faleceu em 15 de outubro de 2020, aos 95 anos.

O fogo farroupilha foi abençoado pelo padre Mateus Danieli, da Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus.

Também estiveram presentes, vice-prefeita Valéska Walber, secretários de governo, representantes da SMEC, servidores da prefeitura, equipe do Departamento de Cultura e Eventos, Departamento Municipal de Trânsito, coordenador do CMTG, Turíbio dos Santos, vereadores, autoridades civis e militares, além da comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Galerias de Fotos Vinculadas
14/09/2022
Distribuição da Chama Crioula marca abertura dos Festejos Farroupilha
Seta
Versão do Sistema: 3.2.7 - 04/10/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia