Com muita música e a comprovação de que há muito talento em Carazinho, foi encerrada na noite de terça-feira (25), a 7ª edição do Festival Estudantil da Canção de Carazinho (FESCA). Promovido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação/Departamento de Cultura e da Secretaria Geral de Governo, mais de 15 talentos se apresentaram nas duas noites de festival.
Finalizando a programação, os jovens talentos carazinhenses se apresentaram nas categorias Juvenil e Gauchesca.
Para o prefeito Milton Schmitz, a cada ano, o festival se torna mais forte, bonito e ainda com mais talentos. “Antes do nosso governo, não existia um Conselho de Cultura e hoje, o conselho nos permite que possamos buscar verbas a nível estadual e nacional”, salienta.
Vencedores categoria Juvenil:
1º lugar: Marcelo Holanda da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo – interpretando a música Olhos Coloridos;
2º lugar: Djênifer de Bairros Franco da Escola Cônego João Batista Sorg – interpretando a música Sozinho;
3º lugar: Eduarda Kochemborger Barros do Colégio La Salle – interpretou a música Oceano.
Na categoria Juvenil, o Colégio La Salle venceu como a melhor torcida.
Na categoria Gauchesca, os vencedores da noite foram:
1º lugar: Marcelo Holanda da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo – interpretando a música Encilha;
2º lugar: Júlia Schu do Colégio La Salle – que interpretou a música Luas e Searas;
3º lugar: Felipe Mattos dos Santos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Patronato Santo Antônio – interpretando a música Caminhos do Caapi.
Com a premiação na categoria Gauchesca, Marcelo Holanda se classificou para a categoria Piá da 8a Seara, enquanto Felipe Mattos dos Santos para a categoria Piazito da 8a Searinha.
A melhor torcida da categoria Gauchesca foi da Escola Municipal Rufino Leal.
Durante o festival, o presidente da Seara da Canção Gaúcha, Gustavo Weber destacou a importância dos talentos locais na edição da Searinha. “Estamos muito empolgados, o nível das apresentações desta noite está maravilhoso e é isso que queremos assistir no palco da Seara”, enfatiza Gustavo. A primeira prenda da 7ª Região Tradicionalista, Mariana Messerschmidt anunciou os selecionados que participarão da 21ª Seara da Canção Gaúcha, da 8a Seara categoria local.
Destaque especial para as apresentações de Filipe Drey Chaulet que declamou e para Mariana Messerschmidt que encantou o público ao tocar acordeon.
Estiveram presentes no evento a primeira-dama e secretaria de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz; a coordenadora de Educação Básica, Cristina Vieira; o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Roberto Cruz. Além das rainhas do município e comunidade.