Nesta semana, a diretoria da região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) entregou ao Conselho Municipal de Saúde de Carazinho o material da campanha de conscientização comunitária ‘Violência Não!’.
A campanha tem o objetivo de diminuir os casos de violência física e verbal contra médicos, à disposição da comunidade, e profissionais da área. “Essa campanha está imbuída de valores em prol de conscientização e valorização do profissional médico por pacientes e seus familiares e/ou responsáveis. O médico é amigo do paciente e da comunidade ao qual está inserido. Agredi-lo, seja por palavras ou fisicamente, acaba ferindo todos os envolvidos e integrantes que fazem a saúde acontecer”, disse a diretora do Simers, Sabine Chedid.
A cobertura institucional com cartazes da ação serão aplicadas em pontos estratégicos de todo o sistema de saúde de Carazinho, composto pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) e alguns consultórios particulares, que terão acesso ao material via Associação Médica de Carazinho (AMC), por meio do delegado do Simers e integrante da Associação Airton Fiebig.
O delegado do Simers em Carazinho, Airton Fiebig, iniciou a apresentação da campanha junto ao Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). A ação foi disponibilizada ao administrador Hospital, Felipe Sohne, que apoiou a implantação da peça no HCC. Ao delegado do Simers, foi firmado o compromisso de afixar os cartazes nas áreas comuns e de grande fluxo da instituição.