A Dirigente Municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, participou do Fórum Estadual Ordinário da UNDIME/RS 2023 e Fórum Região Sul em Novo Hamburgo – RS, entre os dias 25 e 27 de abril.
Com a temática “Aprendizagem e Financiamento: Desafios da Educação Municipal”, o evento reuniu mais de mil participantes entre dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias e profissionais da área, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Entre os temas abordados, esteve o regime de colaboração, financiamento da Educação, Primeira Infância, Educação Infantil, Alfabetização, Educação Inclusiva, aprendizagem em tempos de conectividade e contribuições da neurociência no processo educativo. Com a participação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS); União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS); Secretaria Estadual da Educação (SEDUC); Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS); Ministério Público; Tribunal de Contas do Estado e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).
Nas mesas de debates estiveram importantes nomes como Mariza Abreu, Aléssio Costa Lima, Guilherme Nogueira, Paulo Fochi e Vital Didonet. Ao longo do fórum, os participantes puderam conhecer novidades em produtos e serviços para a educação na área de exposições.
No dia 27, ocorreu o processo eleitoral para a gestão da UNDIME/RS no biênio 2023/2025: diretoria executiva, Conselho Nacional de Representantes/CNR, Conselho Fiscal e delegados. O CNR e os delegados têm importante papel nas decisões da UNDIME Nacional.
Sandra Denise Bandeira Guerra foi reconduzida ao cargo de delegada, e permanece no Conselho dos Secretários Municipais de Educação/CONSEME-UNDIME, representando a AMAJA. Para a Sandra, participar dessas instâncias de discussão da educação são fundamentais, uma vez que quase 50% das matrículas da educação básica no país se concentram nas redes municipais de ensino, por isso a importância de se articular e se fazer ouvir no planejamento das políticas públicas para a educação.
Sandra destaca ainda que momentos de formação, como o Fórum, são muito importantes para fortalecer e qualificar a atuação das secretarias de educação nos municípios. Além dos temas tratados, há muita interação e troca de experiências com outros dirigentes e expositores que apresentam produtos e serviços que podem ampliar as possibilidades da educação municipal.