06 MAI 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
CEMAEE recebe visita do secretário de educação de Cruz Alta
Na quinta-feira (04), o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) recebeu a visita do secretário municipal de educação de Cruz Alta, Moacir Marchesan Júnior, psicopedagogas Daura Paim Batista e Ana Paula Fredi, psicóloga Cristiane Finster Pires e a assistente social Franciele Perucio.

Além da troca de experiência entre os profissionais, a visita ainda teve o objetivo de apresentar a estrutura escolar, o funcionamento e atendimento feito pelo CEMAEE às crianças com deficiência.

Durante o encontro, o diretor Marcelo Sommariva Vieira e a coordenadora pedagógica Suzinara Lopes Tatim explicaram como são feitos os atendimentos clínicos psicológicos, fonoaudiológicos, assistência social e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado.

Já a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Marta Jaqueline de Sousa Costa e a coordenadora da Educação Básica Cristina da Cruz Vieira repassaram informações referentes as leis, normas, investimentos, nomeações e atribuições da equipe do CEMAEE.

Sendo referência para outras cidades da região, o CEMAEE dispõe de uma excelente estrutura. Para o diretor Marcelo,  o apoio e os investimentos realizados pelo Governo Municipal permite que o Centro continue realizando um trabalho de qualidade. Nas salas de aula, os notebooks fornecidos pela SMEC auxiliam o planejamento e favorecem o resultado final realizado pelos professores, proporcionando maior gerenciamento de tempo e condições de fazer os planos de aula e o individualizado de cada aluno.

No decorrer da visita, os profissionais de Cruz Alta destacaram a acessibilidade do CEMAEE que conta com as salas de aulas equipadas com materiais pedagógicos e tecnológicos (como computador e a mesa Play Table); sala de jogos, brinquedo e de música; ar-condicionado e mobiliário adequado e adaptado para todas as faixas etárias. A pracinha também foi elogiada - além do playground gigante, o espaço ainda possui motocas; bicicletas; cama elástica; balanços, caixas de areia; cozinha infantil com diversos eletrodomésticos feitos em madeiras e utensílios; carrinhos; cesta de basquete e bolas.

Outro ponto positivo salientado pelos visitantes foi o Cordão de Girassol. Além de estar interessado em implementar em Cruz Alta, durante o encontro, o diretor Marcelo Sommariva Vieira ainda destacou a importância dos projetos executados pelo CEMAEE - como a Rústica da Superação e o Cordão de Girassol - que é Lei em Carazinho.

Na oportunidade, o secretário Moacir Marchesan Júnior presenteou a dirigente de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra com o livro 'Bairros de Cruz Alta - raízes de uma terra de gente que acredita'.