Na manhã desta terça-feira (23) o Governo Municipal por meio do secretário-geral de Governo, Tenente Costa e da Dirigente de Educação, Sandra Bandeira, estiveram presentes na apresentação do Núcleo do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) em Carazinho.
O Cejusc faz parte do programa de Justiça Restaurativa (JR) para o século XXI do TJRS que tem como coordenador o Juiz Marcel Andreata de Miranda.
A Justiça Restaurativa tem como objetivo a solução de conflitos ou situação-problema que utilize paradigmas restaurativos em ramos especiais de prestação jurisdicional, como na infância e juventude, na violência doméstica e familiar, contra a mulher na execução penal e no direito penal. Mais do que solução de problemas, o Núcleo da Cejusc significa atuar em rede, promover transformações nos ambientes institucionais e comunitárias.
A primeira fase do JR será implantada nas escolas, acreditando nas potencialidades do ambiente escolar, da convivência contínua e de intensas trocas, o Poder Judiciário objetiva os colégios como grande oportunidade de difusão de uma cultura de paz através da mediação de conflitos. Atualmente a Justiça Restaurativa é considerada uma política pública para o tratamento de conflitos escolares, ampliando a toda a comunidade escolar.