05 SET 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Carazinho é destaque na média do IDEB

O trabalho realizado dentro da sala de aula das escolas do município vem trazendo resultados importantes para   a evolução da educação.   É isso que aponta o   Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), para Carazinho.

Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

Conforme o secretário de Educação, Lucas Gabriel Lopes, o município, em função do trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas   vem aumentando seu índice.

“Nos Anos Iniciais tivemos uma alta bastante significativa de 5.4 em 2015 para 6.0 em 2017. Sendo que a projeção, para 2021 é 5.9.  Portanto, nós já ultrapassamos a média nacional e também a média da maioria dos municípios da região”, enfatiza.

Embora não se tenha chegado na média nacional, nos Anos Finais ocorreu um acréscimo nas notas. Se comparado a 2015 onde o índice era 4.1, em 2017 passou para 4,6 e a projeção da secretaria para 2021 é chegar em 5.9.

“Este resultado extremamente importante que obtemos é consequência do investimento que o município vem fazendo em educação, principalmente na formação pedagógica dos professores e na estrutura das escolas”, afirma Lucas destacando ainda, que a Secretaria de Educação está com um sistema de gestão muito próximo dos professores, diretores e alunos o que resulta em maior motivação.

O IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos observada atualmente.