22 SET 2023
SEC. SAÚDE
A vida precisa continuar - doe órgãos e multiplique vidas
Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No Rio Grande do Sul, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados* 424 transplantes de órgãos e, até julho deste ano, 795 transplantes de tecidos (córneas, ossos e pele). Apesar disso, a negativa familiar é o principal fator que impede a doação de órgãos após a morte encefálica comprovada. Por que a negativa acontece? O familiar desconhece o desejo do doador e/ou é contrária a doação!

Manifestar em vida a vontade de ser doador é essencial, registre a sua vontade!!

A Escritura Pública Declaratória de Doação de Órgãos e tecidos é feita GRATUITAMENTE nos Tabelionatos de Notas do Rio Grande do Sul. Para se registrar é preciso:

• Carteira de identidade e/ou CNH;
  • Certidão de casamento;
  • Nome e CPF de dois familiares responsáveis.

As informações são sigilosas e estão conectadas a Central de Transplantes do RS.

*dados divulgados no site da Secretaria da Saúde do Governo do Estado
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024