04 OUT 2023
SEC. SAÚDE
Iniciativas que fazem a diferença na saúde pública
O prefeito Milton Schmitz, assinou na manhã desta quarta-feira (04), a ordem de serviço que que autoriza a empresa vencedora da licitação a iniciar os trabalhos de modificação de três contêineres que serão adaptados para serem utilizados como Unidades Básicas de Saúde (UBS) pela secretaria de Saúde do município.

Transformar contêineres em UBS é uma iniciativa do Governo Municipal por meio da secretária de Saúde, Anelise Almeida e sua equipe.

A ideia traz solução para problemas crônicos como a falta de um espaço adequado para consultas a exemplo da comunidade indígena que já conta com um contêiner como UBS.

Um dos contêineres será destinado ao Presídio Estadual de Carazinho (PECAR). A aquisição, pioneira no Estado, é considerada uma grande conquista para a casa prisional que não possui infraestrutura adequada para atendimento médico.
“Esse sistema de contêineres trará um impacto muito positivo. Evitará deslocamentos de presos com problemas de saúde menor ao hospital ou UPA. Cada deslocamento exige acompanhamento de servidores, desguarnecendo o presidio o que gera insegurança, além de outras questões como tentativa de fuga no atendimento médico”, explica a diretora do PECAR, Luciane Romano.

“A UBS móvel (pode ser deslocada de local conforme a necessidade), representa a eficiência da administração pública”, complementa o chefe de segurança, Eberson Tapia.

Os outros dois contêineres serão instalados nas comunidades de Pinheiro Marcado e São Bento. Uma demanda antiga dos moradores desses distritos. Além de contar com sala de triagem, consultório e sala de atendimento, os contêineres do interior terão ainda, um espaço para sala de espera.

O vereador Alcindo de Quadros, um dos apoiadores dessa iniciativa, em nome das famílias de Pinheiro e São Bento, agradeceu ao prefeito Milton.

Para o prefeito, o que está sendo realizado, com recurso próprio, é um investimento em saúde importante. “Não vamos deixar de fazer porque o estado, que deveria, não faz” disse se referindo ao PECAR. A previsão é que até dezembro os contêineres estejam instalados.

Também estiveram presentes no encontro, o administrador adjunto do presídio, Mateus Bitscki, servidoras da secretaria de Saúde e o secretário-geral de Governo, Tenente Costa.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024