Na tarde De quinta-feira (14), na sede da Atitus Educação em Passo Fundo, realizou-se o lançamento do Letramento em Programação. O Letramento em Programação foi criado em 2015 pelo Instituto Ayrton Senna com a missão de contribuir na promoção da Educação Integral e desenvolver o pensamento computacional por meio de práticas de programação, com foco em estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental.
Em 2024, sete escolas da rede municipal participam do curso, sendo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já aborda sobre o uso da tecnologia como uma das 10 competências do ensino no Brasil. Também cita a inclusão digital e a importância de manter os alunos conectados às novidades tecnológicas.
A BNCC da Computação, no entanto, só foi homologada em 2022. Esse documento estabelece normas relativas ao ensino de computação ao longo da Educação Básica no país.
O evento contou com a presença da dirigente de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, coordenadora Letramento em Programação Andréia Comin e a professora Neli Helena Bender de Quadros, representando as demais professoras do LetProg do município.
O Letramento em Programação promove a Educação Integral ao desenvolver o pensamento computacional e as práticas de programação de computadores, direcionando-se especificamente aos estudantes das escolas públicas de Ensino Fundamental, apoiado no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação.
O projeto além do desenvolvimento das habilidades computacionais, possibilitando a expansão das competências socioemocionais e geração de impacto nas escolas, alterando o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.