27 ABR 2018
SEC. SAÚDE
Vacinação Contra a Gripe: 6.500 pessoas já foram vacinadas em Carazinho

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou no dia 23 de abril e se estenderá até o dia 1º de junho.

Em Carazinho, a campanha está sendo realizada nas Unidades de Saúde e na Secretaria Municipal da Saúde.

Conforme a responsável técnica pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Márcia Smaniotto, nesta primeira semana de vacinação, a procura já foi intensa. “Vacinamos até agora aproximadamente 6.500 pessoas dos diversos grupos de risco. Destes, 400 são pacientes com doenças crônicas e três mil são idosos”, explicou.

Márcia explica ainda que em média, 300 pessoas são vacinadas por dia e que a secretaria espera imunizar aproximadamente 15 mil pessoas na cidade. “As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde e não vai faltar medicamento. Para Carazinho estão previstos oito lotes, sendo que quando um lote termina, a 6ª Coordenadoria Regional de Passo Fundo envia um novo para o município, podendo haver algumas horas de falta de vacinas, mas rapidamente esse déficit é sanado”, garantiu.

A vacina que está sendo aplicada este ano contempla três vírus, o H1N1, H2N3, e o Influenza B, pois os estudos vacinais são feitos sempre no ano anterior, isso significa, que a vacina aplicada hoje protege contra os vírus que circularam no último ano.

É fundamental que as pessoas apresentem o documento de identidade para fazer a vacina.

O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para o sábado, 12 de maio das 08h às 17h.

QUEM DEVE PROCURAR A VACINA?

• Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

• Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

• Gestantes;

• Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

• Trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas;

• Indígenas;

• Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

• População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.