06 ABR 2018
SEC. AGRICULTURA
Feira do Produtor deve iniciar em 60 dias

A Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando para a reativação da Feira do Produtor em Carazinho. Como uma forma de agilizar essa volta, na manhã desta sexta-feira (06), aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Carazinho uma reunião com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, setor de Fiscalização da Prefeitura, Emater e produtores interessados em comercializar seus produtos.

Conforme o secretário de Agricultura, Aldrin Keyser, há 14 produtores interessados em participar da feira. “A população tem nos cobrado muito o retorno desta feira e já estamos trabalhando nisso desde o ano passado. É importante a população saber que na Feira do Produtor teremos produtos novos, frescos e de qualidade, produzidos em Carazinho com o mínimo de agrotóxicos”, destacou o secretário.

Dentre os produtos que serão oferecidos na feira estão: mel, morango, alface, feijão, batata doce, milho verde, pipoca, rúcula, radite, rabanete, salame, mandioca e beterraba, dentre outros.

Durante a reunião, a engenheira agrônoma da Emater, Ana Clara Vian, lembrou aos produtores que é importante manter uma variedade de produtos que serão oferecidos na feira, para que a população que busca essa diferenciação encontre no local.

O chefe do setor de Fiscalização da prefeitura, Michael Gastring, explicou aos produtores da importância de todos estarem regularizados junto à prefeitura.

Um dos produtores do ramo de mel, presentes no encontro, Alisson da Rosa, destacou que para os produtores, uma feira nesse molde é fundamental, já que é uma oportunidade de além de vender, fazer propaganda do seu produto que pode ser vendido além da feira.

Definições sobre a feira

Na reunião ficou definido que a feira será realizada na Gare. A ideia é que cada produtor tenha a sua barraca e que elas sejam padronizadas. Segundo o secretário, uma parceria com a prefeitura está sendo estudada para a compra desse material.

No encontro, o grupo sugeriu que fosse realizada uma enquete no Facebook para que a população opine quanto o dia da semana da realização da feira: as opções são sextas ou sábados. O horário de realização será das 07h às 14h. A frequência será quinzenal, podendo variar de acordo com os dias do mês, sendo que um calendário com as datas será divulgado posteriormente. A ideia é que a feira inicie dentro de 60 dias. Após a população votar, um novo encontro com o grupo será agendado para as definições finais. O link para votação será disponibilizado em breve.