15 DEZ 2017
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Prefeito busca desenvolvimento, tecnologia e inovação empresarial

Visando ampliar conhecimento  sobre a  área de tecnologia e inovação, pensando na possibilidade  de possíveis parcerias   neste segmento através da melhoria da sinergia entre empresas,  proporcionando ao município e região uma oportunidade  de aprimorar seus sistemas  produtivos, o prefeito Milton Schmitz, acompanhado do secretário  de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Dêninson da Costa e o Diretor de Indústria e Comércio, Nasser Rajale,  visitaram na  quarta-feira ( 14), o primeiro Parque Científico Tecnológico em operação fora da região Metropolitana de Porto Alegre:  o Polo Tecnológico da UPF.

UPFTec:  54 empresas de Carazinho atendidas

O grupo foi recepcionado pelos colaboradores que trabalham no local e pelo gestor de relações com o mercado, Marcos Cittolin, que destacou a relevância do trabalho do Parque para o desenvolvimento da região. Segundo ele, as atividades desenvolvidas no UPF Parque visam promover a inovação tecnológica, apoiar iniciativas que estimulem a visão empreendedora nos ambientes acadêmico, empresarial e social.

Conforme o gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica do UPFTec, Giezi Schneider, o Núcleo já está atendendo Carazinho. De 2012 a até hoje, 54 empresas de todos os portes tiveram o auxílio do UPFTec para o desenvolvimento de inovações.   Trabalho que despertou no prefeito o interesse em uma parceria com maiores possibilidades de realizações na área de desenvolvimento.

“Queremos ser parceiros da UPFTec que conta com esta estrutura maravilhosa. Temos diversas demandas, inclusive regionais.  Precisamos crescer, avançar e para isso buscamos auxiliar nossas empresas através da inovação e ampliação de conhecimento”, ressalta.

Visita de conhecimento

Na visita ao Parque Tecnológico, conduzida pelo coordenador Charles Israel, foi apresentado ao   prefeito e os gestores da secretaria de Desenvolvimento, a estrutura, o funcionamento e as empresas que estão incubadas e são residentes. Dividido em três módulos, o UPF Parque abriga atualmente 26 empresas entre residentes e incubadas.

Com três módulos em operação, o local dispõe de uma infraestrutura composta por um complexo de laboratórios denominada Central de Equipamentos Multiusuários (Cemulti), que, por meio dos profissionais atuantes no Núcleo de Inovação e Tecnologia (UPFTec), presta apoio de formação empresarial às empresas alocadas na Incubadora.

Após a visita o grupo foi recepcionado pelo reitor da UPF José Carlos Carles de Souza que enfatizou a importância do Parque para promover a inovação tecnológica e estimular a geração e a transferência de conhecimento para o desenvolvimento e a produção de bens, processos e serviços inovadores.

Estiveram presentes também, além do Vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação o Professor Leonardo José Gill Barcellos, o diretor do Campus Carazinho Hélio Büllau, e a professora dos cursos de Administração e Agronegócio da UPF e doutoranda em Administração (PPGA-UFRGS), Juliana Birkan Azevedo.

15/12/2017
Prefeito busca desenvolvimento, tecnologia e inovação empresarial