04 SET 2017
SEC. SAÚDE
Carazinho será referência em oncologia para outros 13 municípios

O Hospital de Caridade de Carazinho recebeu a aprovação para se tornar referência na área de Oncologia para 13 municípios da região. A resolução foi aprovada em reunião da CIB na manhã da última sexta-feira (01).

Com a aprovação, moradores desses municípios não precisam mais se deslocar a outras cidades em busca de atendimento, podendo ser recebidos em Carazinho. Os municípios beneficiados são Gramado dos Loureiros, São José das Missões, Trindade do Sul, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, Barra Funda, Nova Boa Vista, Constantina, Novo Xingú, Engenho Velho e Chapada. A informação foi confirmada por Dorival Werkhausn, da 15ª Coordenadoria de Saúde.

“Essa decisão da área da Saúde, reconhece a capacidade do HCC na prestação desse serviço para um número ainda maior de pacientes”, disse Márcio Biolchi, que há anos acompanha o esforço de cidades próximas a Carazinho para que a população receba esse atendimento mais perto de casa. “A medida reduzirá os deslocamentos para quem mais precisa e é um sinal da importância cada vez maior do HCC para a região. Parabéns a todos os que trabalharam por essa conquista, especialmente aos gestores e funcionários do hospital”, afirmou Biolchi.

As Comissões Intergestores Bipartites (CIB) formadas paritariamente por dirigentes da Secretaria Estadual de Saúde e do órgão de representação estadual dos Secretários Municipais de Saúde, decidem quanto aos aspectos operacionais do SUS tendo, como eixo principal, a prática do planejamento integrado entre as instâncias municipais e estadual de governo.

Autor: Assessoria de Comunicação