24 AGO 2017
DEP. MEIO AMBIENTE
Ações são desenvolvidas no Parque Natural Municipal João Xavier da Cruz

Nos últimos meses a Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana através da Equipe de Podas, vem realizando atividades no Parque Natural Municipal João Xavier da Cruz, as ações são realizadas todas as sextas-feiras e a equipe tem recebido reforços da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras.

As áreas de lazer do parque receberam roçadas e recolhimento de resíduos, destes 70% garrafas de cerveja provenientes de pessoas que visitaram o parque e não recolheram seus resíduos. As construções que vinham sofrendo com vandalismo e que não foi possível restauração, foram desfeitas. Os banheiros e o observatório serão revitalizados.

Também foram realizadas ações juntamente da Brigada Militar para retirar moradores irregulares que haviam se instalado no parque (foram feitas três abordagens), hoje não há ocorrência de moradores irregulares no local.

Foram encontrados no parque, resíduos de uma empresa que atua no município, sendo a mesma autuada e multada, além da obrigação de recolhimento dos resíduos do local e comprovação de destinação correta.

Foi realizado o manejo florestal de espécies que apresentavam risco de queda dentro da área utilizada como lazer. Bem como a retirada de um exemplar conhecido como "bugre" que havia caído por cima da "bica".

Na última sexta-feira (04) foram instaladas placas que informam sobre a proibição de depósito de resíduos no parque, além da reativação da antiga estrada de acesso ao (ao lado da Santa Rita). A entrada lateral foi interditada devido ao elevado número de furtos de madeira do parque.

Muitas ações ainda estão por ser realizadas no parque, sendo necessário a paciência e auxílio da comunidade, através de denúncias e sugestões pelo telefone (54) 3330-1459. O Parque Natural Municipal João Xavier da Cruz é da comunidade e está sendo revitalizado para o uso público, harmonizando natureza e ação humana.

24/08/2017
Ações são desenvolvidas no Parque Natural Municipal João Xavier da Cruz