04 AGO 2017
SEC. AGRICULTURA
Empresa supermercadista recebe certificação de registro S.I.M

O prefeito Milton Schmitz entregou na tarde de quinta-feira (3) no Gabinete, ao empresário Leandro Rheinheimer duas certificações de liberação do   Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M para o supermercado Coqueiros Pátria. Uma delas credencia a filial Pátria do grupo a exercer a atividade de Central de Fatiamento com registro do S.I.M e a outra, autoriza o supermercado a atuar com Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos.  É a primeira empresa supermercadista de Carazinho a obter o certificado de registro S.I.M com Central de Fatiamento de Frios e Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos.

A conquista da certificação foi resultado das adequações realizadas na loja para atender as exigências do Decreto nº 53.304 de 24 de novembro de 2016 que dispõe sobre a promoção e proteção da Saúde Pública no que se refere ao armazenamento, porcionamento e venda de produtos de origem animal como carnes e derivados, queijos, fiambres, e os demais produtos de fiambreria. Uma das determinações conforme a coordenadora do Serviço de Inspeção de Carazinho, a veterinária Bruna Ende Gomes, é ter sala exclusiva para fracionamento ou embalagem de alimentos. Também são exigidas mais informações na rotulagem dos produtos reembalados.

Supermercados e açougues terão um prazo de um ano para se adequarem às novas normas de comercialização de fatiados e derivados de proteína animal conforme Portaria 321/2017 da Secretaria Estadual da Saúde.

O empresário Leandro agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura através da veterinária Bruna, pela colaboração e orientação no acompanhamento de todas as etapas da adequação do supermercado. “Sabemos como é complicado, foi um trabalho de aproximadamente três meses adequando espaços, formulando rótulos e treinamento de pessoal para atender as exigências da legislação do Serviço de Inspeção Municipal”, disse.  Para o prefeito Milton Schmitz a busca por empresas de fora que venham se instalar no município é importante para o desenvolvimento de Carazinho mas, investir na valorização das empresas locais, é fundamental.

Conforme o secretário de Agricultura, Aldrin Keyser, o certificado de liberação do S.I.M para o Supermercado Coqueiros Pátria, além de mostrar que a empresa está totalmente adequada a legislação significa garantia de qualidade para o consumidor. Além disso, as adequações do Coqueiros representam mais duas agroindústrias certificadas, uma Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos e outra Central de Fatiamento de Frios. O município conta ainda com outras três certificadas pelo S.I.M, a União Carazinhense de Apicultores-UCAPI, uma Indústria de Mel e outra de Embutidos. “Estamos muito felizes com a conquista do selo do S.I.M por essas empresas e pretendemos também, buscar   junto ao estado a certificação da SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, que seria uma equivalência ao S.I.M permitindo a essas indústrias vender seus produtos fora do município”, disse Aldrin.

Estiveram  também presentes na reunião  os secretários Jorge Dutra ( Geral de Governo) e Maria Martins Meyer ( Planejamento)