24 ABR 2017
SEC. SAÚDE
Liga Feminina de Combate ao Câncer apresenta trabalho da entidade ao prefeito

O prefeito Milton Schmitz, recebeu na manhã desta segunda-feira (24), a diretoria da Liga de Combate ao Câncer de Carazinho. No encontro, realizado no gabinete a presidente da Liga, Jussara Biazus, apresentou as ações realizadas pela entidade em 2016 e fez uma solicitação de apoio financeiro ao executivo para que as atividades da instituição filantrópica tenham mais recursos para serem desenvolvidas.

A Liga de Combate ao Câncer de Carazinho, é uma entidade sem fins lucrativos que realiza campanhas de prevenção e combate ao câncer, assim como presta atendimento a pacientes portadores de câncer e seus familiares, que se encontrem em situação de vulnerabilidade. Entre as ações destaca-se o fornecimento de alimentação especial aos pacientes em atendimento ambulatorial na ala oncológica; fraldas e vestuário (quando necessário); medicação prescrita pela Oncologia (exceto a fornecida pela farmácia básica) e um grupo de apoio onde os pacientes conversam, participam de oficinas, entre outras atividades. Além disso, todas as atividades realizadas pela Liga na Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho se estendem à pacientes de oito municípios da microrregião.

Jussara Biazus, reforçou os 35 anos de atividades voluntárias em Carazinho e explicou a necessidade desta parceria entre a entidade e o município. “Hoje como a saúde é plena, entendemos que todo o medicamento que o paciente necessita, o município ajudará a fornecer, mas muitas vezes a demanda é grande, dentro disso, existe a Liga, que começou a colaborar com os fornecimentos para pacientes que encontram dificuldades em conseguir este tratamento, além de dar o apoio necessário”. Os recursos da entidade provém da comunidade, através do baile do Glamour Girl, Pedágio da Esperança e do galeto com massa, realizados durante o ano, além da contribuição de doações e patrocínios.

O prefeito Milton, agradeceu a Liga pelas atividades realizadas. “Carazinho é parceiro nesse gesto maravilhoso que vocês fazem, é um grande trabalho voluntário. Em breve, daremos o retorno se teremos uma previsão para podermos contribuir com a Liga. Trabalharemos forte no que pode ser feito, para que essas ações continuem acontecendo”, destacou.

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andreia Schmitz e a secretária de Saúde, Anelise de Almeida, que informou a disponibilização de um espaço dedicado à prevenção do câncer nas Feiras de Saúde, através do trabalho realizado pela Liga.