23 MAR 2017
SEC. SAÚDE
Municípios se unem para pleitear aumento no teto de repasse financeiro para hemodiálise

Os secretários de saúde da microrregião de Carazinho e demais municípios que possuem a hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) como referência, estiveram reunidos no auditório da Caixa Federal na manhã de quarta-feira (22) com a secretária da saúde do município, Anelise Almeida. O objetivo da reunião, foi unir forças enquanto município, para pleitear junto ao estado um reajuste maior no valor do teto financeiro repassado pelo Ministério da Saúde para realização dos procedimentos de hemodiálise.  “Estamos nos unindo para buscar um teto que seja compatível com a produção”, diz  Anelise.  Hoje, são 56 pacientes que utilizam o serviço de hemodiálise do HCC realizando em média 3 sessões semanais. O teto é reajustado pelo Ministério da Saúde de acordo com a média de produção do ano anterior. “A preocupação dos municípios é   buscar continuamente a garantia do atendimento de qualidade e isto está assegurado”, afirma a secretária.

Após trarem a questão da hemodiálise os  representantes dos sete municípios que compõe a microrregião de Carazinho   debateram sobre a necessidade de unir esforços visando o fortalecimento e a regionalização dos serviços de saúde.  “Precisamos pensar em região não só enquanto município. Para que possamos viabilizar novas alternativas que nos possibilite dar conta de nossas demandas que são muitas. Trabalhamos com prioridades. Nos fortalecendo como microrregião fortalecemos nossos serviços”, completa Anelise

Autor: Assessoria de Comunicação