21 MAR 2017
SEC. AGRICULTURA
Agricultura incentiva produção de hortas para consumo de alimentos saudáveis

A Secretaria Municipal de Agricultura está intensificando a produção de mudas de hortaliças com o objetivo de incentivar a produção de hortas comunitárias orgânicas estimulando assim, uma alimentação mais saudável, sustentável e de qualidade. A iniciativa vem ao encontro de quem busca desenvolvimento na qualidade de vida e bem-estar. Foi pensando em saúde e sustentabilidade que o secretário Aldrin Keyser está incentivando a produção de hortas caseiras com mudas fornecidas pelo município.

Conforme a Viveirista da secretaria, Ironete Vallin Pimenta, são produzidas atualmente na estufa do município, mudas de repolho, couve, couve chinesa, cebolinha, salsa, alface americana, tomate e beterraba. Essas mudas podem ser adquiridas gratuitamente.  “Várias escolas, da rede municipal e estadual nos procuram para adquirir hortaliças com o objetivo de produzir suas próprias hortas. Pessoas da comunidade também estão interessadas em investir em uma alimentação mais orgânica”, ressalta Ironete, acrescentando ainda que a secretaria está à disposição para orientar a todos que desejam aprender a produzir uma horta em casa.   A viveirista destaca que além das hortaliças há bastante procura por mudas de Crotalária planta que atua no combate ao mosquito da Dengue.

Entenda como Crotalária   combate a Dengue

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

21/03/2017
Agricultura incentiva produção de hortas para consumo de alimentos saudáveis