17 MAR 2017
SEC. GERAL DO GOVERNO
Procon na Praça divulga informações e esclarece sobre os direitos do consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Carazinho em parceria com o  Balcão do Consumidor da UPF  esclareceu dúvidas e levou informações a comunidade, na tarde desta  sexta-feira (17), na Praça Albino Hilebrandt.  A ação, denominada “Procon na Praça”,  é alusiva ao Dia Mundial  do Consumidor (15 de março) e teve como objetivo divulgação de informações sobre os direitos dos consumidores e a educação para o consumo, além da distribuição de materiais informativos. O evento contou com uma unidade móvel do Balcão do Consumidor da UPF e a presença da coordenadora do projeto, a professora Vanderelise Wentz Baú e mais cinco estagiários de Direito que realizaram as atividades  no local.

De acordo com o coordenador do Procon no município,   Gilvane  Pedrolo,  durante o ano de 2016 foram  1530 pessoas atendidas  sendo que destas, mais de 95%   o Procon conseguiu  realizar acordo.  Pedrolo destaca que as questões mais frequentes são relacionadas a problemas com empresas de telefonia e financiamento bancário. A coordenadora Vanderlise ressaltou a importância de projetos como o Procon na Praça  que levam a informação até o consumidor destacando o Balcão do Consumidor que presta atendimento a consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial. “O serviço é uma parceria entre a UPF, Ministério Público e Município”, explica.

Sobre a importância de ações como esta, o coordenador do Procon  adianta que  ainda neste primeiro semestre do ano, será desenvolvido em Carazinho,  o Projeto Procon nas Escolas.  Está em  estudo também, um terceiro projeto envolvendo  consumidores da  3ª Idade. Além da equipe do Procon e Balcão do Consumidor, prestigiou o evento o secrtetário Geral do Governo, Jorge Dutra.

17/03/2017
Procon na Praça divulga informações e esclarece sobre os direitos do consumidor