O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Carazinho em parceria com o Balcão do Consumidor da UPF esclareceu dúvidas e levou informações a comunidade, na tarde desta sexta-feira (17), na Praça Albino Hilebrandt. A ação, denominada “Procon na Praça”, é alusiva ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março) e teve como objetivo divulgação de informações sobre os direitos dos consumidores e a educação para o consumo, além da distribuição de materiais informativos. O evento contou com uma unidade móvel do Balcão do Consumidor da UPF e a presença da coordenadora do projeto, a professora Vanderelise Wentz Baú e mais cinco estagiários de Direito que realizaram as atividades no local.
De acordo com o coordenador do Procon no município, Gilvane Pedrolo, durante o ano de 2016 foram 1530 pessoas atendidas sendo que destas, mais de 95% o Procon conseguiu realizar acordo. Pedrolo destaca que as questões mais frequentes são relacionadas a problemas com empresas de telefonia e financiamento bancário. A coordenadora Vanderlise ressaltou a importância de projetos como o Procon na Praça que levam a informação até o consumidor destacando o Balcão do Consumidor que presta atendimento a consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial. “O serviço é uma parceria entre a UPF, Ministério Público e Município”, explica.
Sobre a importância de ações como esta, o coordenador do Procon adianta que ainda neste primeiro semestre do ano, será desenvolvido em Carazinho, o Projeto Procon nas Escolas. Está em estudo também, um terceiro projeto envolvendo consumidores da 3ª Idade. Além da equipe do Procon e Balcão do Consumidor, prestigiou o evento o secrtetário Geral do Governo, Jorge Dutra.
Autor: Assessoria de Comunicação