10 MAR 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Carazinho assina convênio que visa tornar a região Norte do estado referência em educação

Acreditar na importância do trabalho em rede visando o fortalecimento e a qualificação da educação nos municípios da região Norte do estado foi o motivo que levou o prefeito Milton Schmitz a aderir ao Convênio do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte Gaúcho. Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito e a secretária municipal de Educação Sandra Citolin, estiveram na IMED, em Passo Fundo para assinatura do Convenio.  A implantação deste Arranjo está acontecendo sob a coordenação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, IMED, Universidade de Passo Fundo e o Instituto Ayrton Senna, objetivando fortalecer a estratégia da região norte do Estado na qualificação da educação básica.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação é um mecanismo regulado pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 9/2011, de 30.11.08.2011, indutor da implantação de uma estratégia de colaboração horizontal entre municípios. A articulação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação nasceu de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação (TPE) e objetiva desenvolver uma metodologia para apoiar municípios a alavancar ações e indicadores educacionais, visando à melhoria da qualidade da educação no âmbito local, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros.

Conforme a secretária de Educação Sandra Citolin dos 40 municípios convidados 28 assinaram  o convênio. “Queremos construir uma educação de forma colaborativa trabalhando em rede e dessa forma tornar a região Norte uma referência em educação, preservando é claro nossa identidade regional”, destacou.

Na ocasião foi criado um Conselho, do qual  Carazinho faz parte juntamente com Marau e Casca. Sandra explica que esse Conselho  será responsável por  criar um cronograma de trabalho  e coordenar as ações com os demais municípios. Em maio acontece a primeira  reunião.

Autor: Assessoria de Comunicação