15 OUT 2015
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Máquina de Fraldas de Assistência Social entra em funcionamento

A máquina para confeccionar fraldas, adquirida pela Secretaria de Assistência Social em 2011, finalmente  entrou em funcionamento neste mês de outubro, após  4 anos.

A  máquina foi encontrada pela atual gestão em  janeiro de 2013 em um depósito, sem as mínimas condições para colocá-la em funcionamento, pois faltava peças. E o kit que havia sido comprado para confecção de 1000 fraldas, não estava mais na Secretaria. “Tivemos muita dificuldade para colocar a máquina em funcionamento, pois a empresa que havia vendido a mesma, já tinha sido fechada. Foi necessário adquirir peças, material para confecção das fraldas e chamar um técnico de fora para montá-la e passar as instruções necessárias”, comentou a Secretária de Assistência Social, Thaíse Albuquerque.

Após passar o assunto em reunião do Conselho de Assistência Social, foi definido que a máquina seria utilizada para que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, atendidas no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social),  realizassem  a atividade de confecção das fraldas. As geriátricas já confeccionadas pelos adolescentes serão repassadas ao Recanto São Vicente de Paulo e Secretaria Municipal de Saúde e as fraldas infantis serão incluídas no Kit Natalidade, entregues como Benefício Eventual, concedido  através dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para gestantes acompanhadas no PAIF. Para Cecilia Paz dos Santos, Coordenadora do CREAS, a medida socioeducativa tem como objetivo fazer com que os adolescentes cumpram a mesma de forma educativa e não punitiva, fazendo-os refletir sobre o ato realizado. A confecção das fraldas está contribuindo de forma positiva, fazendo com que este trabalho contribua para a formação dos  adolescentes e minimizando  parcialmente a situação de vulnerabilidade dos usuários.

Autor: Imprensa