17 JUN 2015
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mapeamento de pessoas em situação de rua

Em encontro recente realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social, foi discutido sobre a situação de pessoas que optam por pernoitarem nas ruas. A ocasião contou com as presenças da Secretária Municipal de Assistência Social, Thaíse Albuquerque, a Diretora da SMAS, Cintia Lyrio, a Assistente Social da gestão, Neli Bianquini e a Coordenadora do CREAS, Cecilia Paz. O encontro serviu para o início das tratativas para a realização de um mapeamento das pessoas em situação de rua no Município, sendo que uma reunião sobre o tema vai acontecer nesta quinta-feira dia 18 de junho, às 9h na SMAS, e contará com as participações do CRAS, CREAS, CETRAT, Secretaria de Saúde e Brigada Militar, que estarão tratando dos detalhes do mapeamento dos locais em que se encontram as pessoas em situação de rua em Carazinho,com uma primeira ação prática a ser realizada na sexta-feira dia 19 de junho.

De acordo com a Secretária Thaíse, o objetivo do mapeamento é verificar o número de pessoas que estão nesta condição, se possuem moradia ou tem família na cidade, a causa de se encontrarem nesta situação e, em caso de dependência química, ou até mesmo deficiência mental, questionar as mesmas se há o interesse para o  tratamento e providenciar  o encaminhamento de documentações se for necessário. Após identificar essas pessoas, o CREAS fará um serviço de resgate com o propósito do  fortalecimento de vínculos familiares. A Coordenadora do CREAS, Cecília Paz dos Santos, descreveu a ação como muito importante. “ Trata-se de um procedimento em busca da garantia de dignidade destas pessoas, que encontramos em nossos caminhos e que muitas vezes se tornam invisíveis aos nossos olhos, mentes e corações. Não se quer considerar as mesmas como vítimas, mas sim proporcionar a estes cidadãos condições plenas de cidadania” salientou Cecília dos Santos.

A Secretaria Thaíse, assim se expressou sobre o assunto. “ Nossa preocupação também é relacionada as baixas temperaturas que ocorrem nesta época e visamos com este trabalho minimizar um pouco dos riscos a que estas pessoas estão expostas” declarou Thaíse Albuquerque. A Assistência Social, apurou a informação que não há moradores de rua no Município, mas sim pessoas em situação de rua, que muitas vezes possuem família, moradia, mas optam por permanecerem na rua.

Autor: Imprensa