24 MAR 2015
SEC. SAÚDE
Dengue foi tema de encontro

Na última sexta-feira dia 20, tendo como local o Gabinete Municipal, ocorreu importante encontro com a presença do Prefeito Renato Süss, Secretaria Municipal de Saúde, e Equipe que Coordena a Vigilância Ambiental em Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde que tem sua sede em Passo Fundo. O tema do encontro foi sobre os casos suspeitos de dengue no Município, bem como, a definição de estratégias para tratar sobre este assunto. A dengue neste ano é uma questão recorrente, haja visto o número crescente de casos notificados e de casos confirmados de dengue no Estado do Rio Grande do Sul no período de janeiro a março de 2015.

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado, já decretou situação de alerta emitido para a Região Missioneira devido à ocorrência até o presente momento de sete casos de dengue autóctone (doença contraída dentro do Município). Considerando que no mês de fevereiro de 2015, o Município de Carazinho registrou dois casos de dengue importada a partir de pacientes residentes em nossa cidade, e que se infectaram no Estado de São Paulo, os quais passaram o período de viremia em Carazinho, acabou proporcionando situação de risco de contaminação de mosquitos Aedes aegypti no Município.

A Secretaria Municipal de Saúde, tem buscando incansavelmente trabalhar em busca da prevenção do mosquito nas residências, bem como, realizado trabalho de contenção na região dos casos suspeitos. A SMS, orienta a toda população á verificar suas residências retirando qualquer possibilidade de acúmulo de água parada, e também a usar repelente diariamente e utilizar com o cuidado que requer, inseticida dentro das residências.

Para dar sequência as ações de combate a dengue, nesta quarta feira dia 25/03, será realizada uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (fundos), com lideranças e autoridades do Município com o intuito de discutir o enfrentamento a possíveis casos de dengue autóctone em Carazinho.

Autor: Imprensa