21 JAN 2015
SEC. GERAL DO GOVERNO
Emater oferece curso de Meliponicultura

A Emater de Carazinho oferece curso de Meliponicultura Básico no dia 25 de fevereiro das 09:00h às 16:00h na Emater. O curso será ministrado pelo Engenheiro Agrônomo da Emater Leandro Nicolacópolus e Vilmar Wruch Leitzke e será realizado nas dependências da Emater de Carazinho ( Av. Mauá, 221, Carazinho, RS). As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3330-2577. O curso será gratuito e fornecerá uma apostila, ao final será sorteado uma caixa de jataí entre os participantes.

Pouco conhecidas pela maioria das pessoas, as abelhas sem ferrão (ou abelhas indígenas) são nativas e recebem esse nome por possuírem o seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal) essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas. Apesar da sua grande importância ecológica, muitas espécies de abelhas sem ferrão estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento e queimadas ou uso de agrotóxicos.

A meliponicultura (criação racional de abelhas nativas) é pouco difundida no Brasil. No entanto, essas abelhas nativas são de fácil manejo e podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, seja visando o lazer, educação ou uma criação comercial.

Esse curso (teórico e prático) é indicado para quem deseja iniciar a atividade ou para os criadores que objetivam aprimorar suas técnicas de manejo e conhecimentos sobre o assunto. Atende a demanda daqueles que buscam a criação apenas como atividade de lazer ou hobby ou para aqueles que desejam a criação comercial.

Serão abordados todos os temas essenciais que envolvem meliponicultura

• importância ecológica

• principais espécies para criação

• implantação do meliponário

• principais manejos

• colheita e conservação de mel e própolis

• legislação, entre outros

Curso de Meliponicultura Básico

a) Geral: aprender a criar e manusear colméias de abelhas sem ferrão

b) Específicos:

• avaliar e preservar áreas melíferas;

• instalar meliponário

• coletar enxames naturais em locais de risco de predação e não estabelecidos em árvores;

• selecionar devidamente e improvisar materiais e equipamentos;

• manejar meliponário

• avaliar e preservar a qualidade dos produtos da crianção, noções gerais (mel, pólen, cerume, etc.)

Autor: Imprensa