10 SET 2014
INFORMATIVOS
Semana Farroupilha de 14 à 20 de Setembro 2014

A maior festa do tradicionalismo gaúcho “Semana Farroupilha” está com sua programação definida. O Executivo Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas de Carazinho convidam para as Comemorações da Semana Farroupilha 2014:

14/09 –  Abertura Oficial na Praça Albino Hillebrand, às 10 horas

17/09 – Homenagens e Premiações do Concurso de Vitrines no CTG Alfredo D\'Amore, às 20 horas

20/09 – Desfile Farroupilha, na Av. Flores da Cunha, às 9 horas

“Eu sou do Sul” é o tema deste ano dos festejos, uma vez que o 20 de setembro é  a data máxima do Estado do Rio Grande do Sul. Neste dia , em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha – marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense, suas causas e ensinamentos. A formação do povo gaúcho constitui-se em uma mescla de raças. Cada etnia formadora ( índio, negro, branco europeu, mameluco brasileiro) traz consigo uma bagagem cultural de hábitos, usos e costumes que mesclados caracterizam quem é do sul. O Rio Grande do Sul tem como característica  cultural o somatório de todas as etnias que contribuíram para a povoação do estado, e ainda, aspectos típicos que aqui nasceram e se cristalizaram, exatamente em função da convivência dessas etnias. O gaúcho se expressa de formas e maneiras típicas e isso identifica a sua origem. No entanto, cada região do estado apresenta aspectos que lhe dão um colorido próprio: a campanha, as fronteiras sul e oeste, o litoral, as missões, a serra, a região colonial. Cada uma dessas regiões e mesmo cada município terá oportunidade de mostrar tudo aquilo que faz com que tenha orgulho de dizer: EU SOU DO SUL !!!!

Imprensa/Laabs

Autor: Imprensa