15 JAN 2014
SEC. SAÚDE
Projeto Terapêutico “Vamos produzir?” é implantado no CAPS II

A Secretaria da Saúde/CAPS II, em parceria com a Secretaria da Agricultura/EMATER, iniciou no início deste mê o Projeto Terapêutico  “Vamos produzir?”. Conforme o secretário da Saúde, Ânderson Kurtz, este projeto vem de longa data a sua implantação, pois, com a mudança do CAPS II para um espaço adequado, proporcionou enfim a sua realização. Foi implantado no pátio do CAPS II uma horta onde estão sendo plantados todos os hortifrutigranjeiros que se fazem necessários para uma alimentação saudável para os usuários que ali permanecem no horário compreendido das 8h da manhã ate às 17h. A implantação e orientação ficam a cargo da EMATER/RS – ASCAR e Secretaria da Agricultura. O plantio e a manutenção estão sendo realizadas pelos usuários do CAPS II em oficinas terapêuticas desenvolvidas todas às quartas-feiras no turno da tarde. Já foram plantadas mudas de alface, brócolis, cebolinha, temperos e rúcula que serão aproveitados na dieta balanceada oferecida aos próprios usuários, sendo assistida por nutricionista do município. O projeto está sendo desenvolvido a curto/médio e longo prazo, pois, está passando a ser rotina destes usuários, os quais regam e cuidam diariamente da horta. O CAPS II atende em torno de 95 pacientes distribuídos diariamente em uma estrutura física adequada e que comporta atividades terapêuticas como produção, consciência social, vivência em comunidade e valorização, buscando assim desenvolver aptidões destes usuários e assim efetivar a reinserção social destes. O CAPS II oferece ainda aulas de alfabetização e aprimoramento em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal através do projeto Educa Brasil. As atividades contam com a presença de uma terapeuta ocupacional que desenvolve as oficinas de artes livres e culinária. Inclui passeios recreativos e culturais no intuito de desenvolver a reinserção social. Conta com equipe de enfermagem que realiza atividades direcionadas ao cuidado pessoal e a saúde destes usuários.

Autor: Jenifer Schmidt