09 JAN 2014
INFORMATIVOS
Cuidados com a dengue no verão

O verão é a estação do ano preferida do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, portanto, os cuidados da população devem ser redobrados. Conforme o médico veterinário sanitarista, coordenador da Vigilância Ambiental e do Programa Municipal de Combate a Dengue de Carazinho, André Prado, o mosquito se reproduz em água parada e limpa, portanto, a maneira mais eficaz de combatê-lo é evitar o acúmulo de água, seja em vasos de plantas ou em pneus em desuso. “Os cuidados com a dengue devem ser redobrados nos meses mais quentes, nesta época a dispersão para outras regiões também ficam facilitadas e o mosquito escolhe geralmente locais sombrios onde existe água parada e limpa, diferente de outras espécies de mosquito”, explica. Atualmente, 15 agentes de combate às endemias visitam os imóveis do município em busca de focos do mosquito em um ciclos de 60 dias. “Os agentes colhem as amostras e nós analisamos na própria Secretaria da Saúde e temos condições de saber o resultado rapidamente, o que facilita a tomada de decisões e assim, diminuímos bastante a proliferação do vetor, explica Prado, e alerta ainda que o melhor de tudo é a prevenção de toda a comunidade.

10 dicas para evitar a dengue em sua casa

(FONTE: Revista Veja)

1. Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver alguma rachadura, troque a caixa. A dica também vale para quem mora em prédio.

2. Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr.

3. Não deixe água acumular em lajes e varandas. Passe um rodo.

4. Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e a piscina do sítio.

5. Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.

6. Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta. Não é para colocar areia, o ideal é remover o pratinho.

7. Não acumule pneus em casa.

8. Vede com saco plástico o ralo de banheiros sem uso.

9. Não se sinta protegido por sal ou borra de café. Não há comprovação científica de que jogá-los na água ajuda a combater a proliferação do mosquito.

10. Acondicione bem o lixo de casa, especialmente garrafas e latinhas, e mantenha a lixeira fechada.

Autor: Jenifer Schmidt