26 NOV 2013
SEC. SAÚDE
Programação das atividades do Dia “D” de combate à dengue

O Brasil segue apresentando muitos casos de dengue nos últimos anos. No Rio Grande do Sul, nos últimos anos, tem ocorrido número crescente de casos especialmente no período de verão. Em relação à situação epidemiológica da dengue no Rio Grande do Sul em 2013, dados oficiais até 09.11.2013, foram notificados 2.243 casos suspeitos de dengue, tendo sido confirmados 423 casos, sendo 194 importados e 229 autóctones da doença (casos de dengue originados no próprio Estado). Conforme médico veterinário sanitarista da Secretaria Municipal da Saúde, André do Prado em Carazinho, ao longo deste ano, houve um caso importado com diagnóstico laboratorial reagente para Dengue (SINAN/MS). Nos últimos 12 meses, o RS registrou a presença do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, em 118 municípios, entre eles o município de Carazinho (SISFAD/RS). Por isso, ações conjuntas de prevenção realizadas por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, agentes de combate às endemias e a comunidade carazinhense são fundamentais para protegermos nosso município de uma infestação pelo mosquito transmissor da dengue. Dentro da programação prevista visando a mobilização social referente ao Dia Nacional de Combate à Dengue, o qual foi instituído pelo Ministério da Saúde como o terceiro sábado do mês de novembro de cada ano, a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária, realizou na sexta-feira (22) um mutirão de limpeza nos cemitérios e no dia 23 (sábado) “Dia Nacional de combate à dengue”, pela manhã, foi realizado um Pedágio Educativo e Gratuito, objetivando a Mobilização Social no Controle do Mosquito Transmissor da Dengue das 9h às 11h30min na Av. Flores da Cunha, frente ao Shopping Everest e à tarde funcionou um ponto de atendimento à comunidade através da Instalação da Barraca da Dengue na Praça Albino Hillebrand (13h30min às 17h), com entrega de material informativo/educativo de prevenção ao mosquito Aedes aegypti e a Dengue e balões personalizados sobre o Aedes aegypti às crianças.

Autor: Jenifer Schmidt