08 NOV 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Instalado Comitê de Emprego e Renda de Carazinho

No último dia 5 (terça feira), reuniram-se no auditório do Sindicato Rural de Carazinho, os integrantes do Comitê Municipal de Emprego e Renda. Fazem parte do Comitê, representantes governamentais dos empresários, do Sistema S e dos trabalhadores, num total de 20 órgãos.  O principal objetivo do Comitê, é a pactuação de vagas dos cursos profissionalizantes do PRONATEC-FIA para o ano de 2014.  Os trabalhos foram iniciados por Leandro Walber e Thaise Albuquerque, secretários de Desenvolvimento e Assistência Social, que expuseram a importância do Comitê em na cidade.  Como primeira medida, foram eleitos o presidente e o secretário do Comitê, e por unanimidade, a presidência ficou com Sérgio Lauxen, diretor administrativo da FUNDETEC, Marcelo Berlando foi eleito secretário.  Assumindo a mesa, Sérgio Lauxen destacou o prazo curto para elaboração da pauta, que é até final de novembro. Ficou acertado que o Comitê vai se reunir todas as quartas-feiras, até o final do mês, no mesmo  local e hora.  Para dar agilidade a elaboração da pauta, na próxima reunião as entidades patronais e empregados, irão levar uma lista com as prioridades de cursos de cada setor.  Erselino Zottis levantou uma importante questão na mudança da concessão do seguro-desemprego que começou a vigor no dia 1º de novembro.  A partir de agora, quem solicitar seguro-desemprego pela segunda vez, em 10 anos, obrigatoriamente deverá fazer um curso profissionalizante do PRONATEC, em horário diurno. Esta medida visa evitar a fraude de um funcionário simular com o patrão uma demissão e continuar trabalhando, recebendo o seguro (o que se torna crime).  O representante do SINE, César Salles, relatou a situação dos pedidos de seguro-desemprego em Carazinho, que gira em torno de 350 por mês, a maioria no setor metal-mecânico. Vários participantes deram suas opiniões, e a reunião foi encerrada já com agenda elaborada para a próxima.

Autor: Jenifer Schmidt