16 SET 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC realiza atividades de Turismo Educativo junto aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Desde o dia 23 de agosto, os alunos da Rede Municipal de Educação que frequentam o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental, estão participando do Projeto Turismo Educativo. O projeto, segundo a coordenadora Vânia Maria Tavares Ferreira, representa a oportunidade de explorar a relação homem-espaço de forma interativa, divertida e interdisciplinar, possibilitando a integração entre os conteúdos curriculares e a experimentação prática. O turismo educativo constitui-se como um mecanismo facilitador da aprendizagem ao possibilitar a experimentação in loco dos espaços do município, reconhecendo nesses espaços, os elementos culturais que compõem a identidade dos carazinhenses e dos gaúchos em geral. Nos roteiros estão contemplados  locais como o Museu Municipal Olívio Otto, a Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho, Corsan, Eletrocar, Distrito Industrial, Usina de Mata Cobra, Estação de Tratamento de Esgoto, Parque da Várzea, a representação dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e Brigada Militar. Os passeios acontecem todas as sextas-feiras, em roteiros previamente definidos e agendados pelas escolas junto à SMEC, com acompanhamento de monitor, que desenvolve atividades pedagógicas junto aos alunos. O projeto segue até o final do ano e, segundo a coordenadora, a ideia é que todos os alunos possam visitar todos os locais previstos no projeto, aprendendo na prática o que veem na sala de aula.

Autor: Jenifer Schmidt