03 JUL 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Carazinho realiza Conferência Municipal de Cultura

Iniciou na manhã de terça-feira (2) e terminou à tarde no Campus da UPF, a Conferência Municipal de Cultura que teve como tema \"Uma política de Estado para a Cultura: Desafio do Sistema Nacional de Cultura”. Durante a solenidade de abertura, o prefeito Renato Süss elogiou as ações da secretaria de Educação e Cultura que vem trabalhando incansavelmente. A programação da manhã contou com a participação de José Carlos Martins, assistente técnico de cultura da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul). Conforme Martins, Carazinho tem competência e condições para ter uma Secretaria de Cultura. “Carazinho está pronta para receber uma Secretaria de Cultura, pelo que senti nessa conferência, a comunidade espera isso e quer participar. Carazinho pode ser protagomista de uma história que servirá de exemplo para os municípios menores da região. A construção de um plano municipal de cultura que consolide as ações de governo também seria interessante para Carazinho. A miscigenação do povo deste município é muito positiva, vocês devem aproveitar isso”, disse. Também participaram os debatedores Nelci Ehrardt, Eloísa de Ávila Pauletto, Rosa Neuwald e Nilve Ries Marques. A secretária de Educação, Eloísa Dreyer, falou sobre o envolvimento de toda a secretaria para promover a discussão na comunidade e do trabalho que vem sendo implementado para isso. O eixo de debates se deu em torno da Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. Segundo os organizadores, a Conferência é um grande momento que oportuniza a participação da sociedade civil na formulação de Diretrizes e Propostas para a Política Cultural nas cidades, nos estados e no país. Durante a tarde, as atividades seguiram com trabalhos nos GT\'s, plenária e eleição dos delegados da conferência. Foram eleitos para representar o poder público no mês de setembro na Conferência Estadual de Cultura, Eloísa Dreyer e Alda Schipper. Marcelo Berlando, Ilse Ana Piva Paim e Luiz Dal Castel representarão a sociedade civil.

Autor: Jenifer Schmidt