27 MAI 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Segurança Pública é assunto de reunião

Na tarde de segunda-feira (27), aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito Renato Süss para tratar do assunto “segurança pública”. Participaram da reunião, além do Executivo, representantes do Sindicato do Comércio Varejista, Consepro, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, CDL, ACIC, Sindicar, OAB e Brigada Militar. Na ocasião, foram elencadas algumas reivindicações que serão encaminhadas na próxima semana ao secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels. Também foram discutidas ações necessárias e que muito contribuirão para a prevenção da ordem pública e bem-estar dos cidadãos de Carazinho. O Major Sérgio Portela alertou que Carazinho não pode ficar dependente somente da Consulta Popular para conseguir recursos. “Precisamos novas viaturas ainda para este ano, senão corremos o risco de ficarmos sem. A comunidade precisa de nós. Temos que nos unir e buscar recursos de alguma forma”, disse Portela. O chefe de Gabinete, Vilson Paese concordou que a Consulta Popular é muito vaga e que o Executivo vai acompanhar e ajudar para que a Brigada Militar tenha condições de atender a demanda. Conforme o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho, Otto Gerhardt, ele já esteve pessoalmente reunido com o governador Tarso Genro, levando estas demandas. “Temos que encontrar a solução juntos”, disse Otto. A promotora Vanessa da Silva, representando o Ministério Público, argumentou que o fato de estarmos com dificuldade nas viaturas é preocupante e que precisamos pensar e agir, pois a Brigada Militar precisa deste respaldo de toda a comunidade. O prefeito assegurou que o Executivo vai cadastrar-se junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a fim de buscar recursos para a Segurança Pública. Quanto às reivindicações assinadas pelas entidades, o prefeito garantiu que serão entregues em mãos na próxima semana ao secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels. “A Brigada Militar faz com que os crimes não aconteçam, isso é prevenção e prevenir é a solução. Precisamos e vamos dar este suporte para a Brigada Militar. Estamos trabalhando também para a criação da nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública, para através dela, buscramos recursos federais, isso é urgente”, finalizou o prefeito.

Autor: Jenifer Schmidt