02 MAI 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
RAE realiza primeira reunião anual

No dia 19 de abril, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), aconteceu a primeira reunião anual da Rede de Apoio à Escola (RAE), de Carazinho. A rede foi instituída com o objetivo de discutir alternativas para diminuir a evasão, infrequência e abandono escolar, fomentando uma revitalização escolar e familiar, para que estes sejam erradicados. A Rede de Apoio à Escola é formada por integrantes de diferentes órgãos, governamentais e não-governamentais, como Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Conselhos Municipais de Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Círculo de Pais e Mestres. A RAE busca, por meio da ação articulada entre escola e sociedade, agir em prol do sucesso escolar e da educação de qualidade. A RAE em Carazinho existe, de forma institucionalizada, desde outubro de 2012 e vem atuando na articulação e realização de diferentes atividades voltadas ao sucesso e permanência das crianças e adolescentes na escola. Estiveram presentes na reunião Márcia Menta da Costa e Lenir Schneider, representando a SMEC, Denise Gengnagel, representando a 39ª CRE, Miriam Stein, do COMDICACAR, Giane Arendt, do Conselho Tutelar, Taíse Albuquerque, da SMAS, Joana de Hamburgo, do Conselho Municipal de Assistência Social e João Roberto Borges, dos Círculos de Pais e Mestres. Na reunião foram tratadas das ações previstas para o ano de 2013 e traçadas algumas ações emergenciais com vistas a trazer os alunos que atualmente estão fora das salas de aula. Para tanto, será agendada uma reunião da RAE nos próximos dias a fim de verificar casos de infrequência e buscar, de forma interinstitucional, alternativas para o retorno dessas crianças e adolescentes às escolas.

Autor: Jenifer Schmidt