30 ABR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEF Professor Francelino Dorneles desenvolve projeto pioneiro voltado à Educação Ambiental

Partindo do pressuposto de que uma das tarefas da escola é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele, é que a EMEF Professor Francelino Dorneles desenvolve, há mais de 10 anos, um projeto pioneiro voltado à reciclagem do lixo. A escola, localizada no bairro Boa Vista, atende diariamente em torno de 200 alunos dos bairros Boa Vista, São Lucas, Oriental, São Pedro e interior. Mais do que arrecadar lixo reciclável para a venda, na escola são trabalhados temas como consumo consciente e destinação adequada do lixo produzido diariamente nas casas. Toda a comunidade escolar se envolve no projeto e os alunos aprendem desde cedo que vários materiais jogados no lixo podem ser reutilizados. O material arrecadado é comercializado e o valor obtido reverte em benefícios para a comunidade escolar, como por exemplo, mesas e bancos de concreto, dispostos no pátio para a realização de atividades práticas e de lazer dos estudantes. Os alunos do turno da tarde (que estudam nos anos finais do Ensino Fundamental), realizam um trabalho voluntário em turno inverso, cortando papéis e auxiliando na organização pátio da escola.

Autor: Jenifer Schmidt