22 ABR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal desenvolve projeto no Ano da Matemática do Planeta Terra

O ano de 2013 foi declarado pela UNESCO como o Ano Internacional da "Matemática do Planeta Terra". Nosso planeta é cenário para processos dinâmicos de todos os tipos: geofísicos, atmosféricos, biológicos e de finanças. As ciências matemáticas desempenham um papel central para interagir e entender esse cenário. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), lançou, em março desse ano, o projeto "2013 - Ano da Matemática do Planeta Terra: somando sonhos, dividindo saberes, multiplicando conhecimentos". O objetivo geral do projeto é promover, entre os alunos da Rede Municipal de Ensino, a consciência em relação à importância da matemática na construção do pensamento lógico e do cuidado com a terra. Uma das ações previstas no projeto foi realizada na tarde do último dia 16, quando professores do 4º e 5º anos e da disciplina de Matemática, estiveram reunidos nas dependências da SMEC para um encontro de formação, realizado pela assessora pedagógica da Editora Ática, Regina Célia Carvalho. A oficina "Metodologia e o Ensino da Matemática", trouxe aos participantes reflexões sobre o ensino da Matemática em sala de aula, destacando a importância de uma abordagem lúdica e prática da disciplina, a qual muitas vezes, é vista pelos estudantes como um "bicho-papão". Segundo Regina, em matemática, mais do que tudo, é necessário estimular a pesquisa, a curiosidade dos alunos em entenderem o porquê das coisas, tomando consciência de que a mesma está presente em nosso cotidiano. A partir disso, eles estarão mais conectados com a disciplina, melhorando seu desempenho e sua compreensão dos conteúdos. Segundo a coordenadora da Educação Básica da SMEC, professora Lenir Schneider, o momento foi uma oportunidade de instrumentalizar os professores que atuarão diretamente junto aos alunos na efetivação do projeto.

Autor: Jenifer Schmidt