22 MAR 2013
SEC. SAÚDE
SAE orienta sobre prevenção à tuberculose

Na última sexta-feira, durante todo o dia, a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), da Secretaria Municipal da Saúde de Carazinho esteve na Praça Central Albino Hillenrandt, distribuindo panfletos orientativos sobre prevenção e tratamento da tuberculose, já que no próximo dia 24 (domingo) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Conforme a coordenadora do SAE, Luana Saraiva, a tuberculose é uma doença contagiosa, por isso, são necessários cuidados para preveni-la. "Os principais sintomas são tosse seca, com ou sem catarro durante três semanas, suor noturno, febre e perda de apetite", explica. A coordenadora orienta também sobre alguns cuidados para evitar a doença, como evitar ambientes fechados e mal ventilados, ela ressalta que a maior incidência da doença é em quem trabalha com o público. Caso diagnosticada a tuberculose, o tratamento dura cerca de seis meses, sendo que os remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Hoje, aproximadamente sete casos estão em tratamento no município, entre adultos e idosos.

Autor: Jenifer Schmidt