20 MAR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal de Carazinho inicia as ações do PNAIC

Aconteceu na noite de terça-feira (19), nas dependências do Salão do Capsem, o primeiro encontro de formação dos professores do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Carazinho, pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Carazinho é um dos mais de cinco mil municípios brasileiros que aderiram ao Pacto. O curso faz parte de um dos eixos do PNAIC, cujo compromisso das redes de ensino é garantir que todos os alunos sejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora do Pacto na rede, Vânia Maria Tavares Ferreira, são 42 professores participantes do curso, que será desenvolvido durante dois anos, totalizando 280 horas, com estudos e construção coletiva de estratégias voltadas à Linguagem e à Matemática do 1º ao 3º ano. O curso é ministrado por duas professoras da rede, que estão sendo capacitadas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daiane de Ávila Pinheiro e Vanessa Dal Pizzol. O encontro teve como abertura uma apresentação realizada pelo professor Rony de Almeida Pereira, também ator, que apresentou uma adaptação de obras clássicas da Literatura, encenando como acontecia no passado os primeiros contatos das crianças com a escola e a alfabetização.

Autor: Jenifer Schmidt