22 OUT 2018
DEP. MEIO AMBIENTE
Melhorias para receber apaixonados pela natureza

O Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, graças ao olhar cuidadoso do governo municipal e ao esforço da secretaria de Desenvolvimento por meio do Departamento de Meio Ambiente – DEMA e juntamente com o importante apoio das secretarias de Obras e Agricultura, tem se transformado em um local especial de lazer.

Desde 2017, muitas ações estão sendo feitas visando a conservação e cuidado com o Parque Municipal e com achegada da Primavera as melhorias estão sendo intensificadas.

Conforme a diretora do DEMA, Camila Huning, a secretaria de Obras cascalhou as estradas internas melhorando as condições de trafegabilidade, fez a terraplanagem no local onde está sendo organizado um estacionamento e a retirada de tocos de árvores em alguns pontos para ampliando da área de uso público. Também foi plantado mais de 13 mil mudas de árvores e flores e com o auxílio da secretaria de Agricultura foram realizadas roçadas.

O parque está carinhosamente sendo preparado para receber as pessoas, famílias, grupos de amigos e estudantes que gostam de fazer trilhas e passar momentos agradáveis junto a natureza.

Nesse sentido, uma das preocupações do DEMA é com a segurança. A diretora explica que está previsto para o local, a instalação de câmeras de videomonitoramento. Também foi enviado ofício à Brigada e a Patram para que incluam em suas rondas o Parque Municipal.

Uma determinação importante que inicia nesta segunda feira (22) é o fechamento do Parque a noite. “Decidimos fechar o portão de entrada a noite para evitar o vandalismo e furtos que normalmente acontecem nesse período. Também será fechado dois dias na semana para manutenção (segunda e terça–feira). Dessa forma poderemos realizar um trabalho organizado onde o maior beneficiário será o cidadão de bem que frequenta o local”, afirma.

Horário do Parque Municipal

Segunda e terça-feira: Fechado para manutenção

Quarta, quinta e sexta: Aberto das 9h às 17h. No horário de verão, até as 19h.

A noite: Fechado

Programação do Parque

23 de novembro: Encontro das Redes de Unidades de Conservação e o Primeiro Fórum do Sistema Estadual de Unidades de Conservação em Carazinho.

25 de novembro: Domingo no Parque com muitas atrações previstas.

Já estão abertas para as escolas de Carazinho e região a agenda de trilhas.

Autor: Assessoria de Comunicação

22/10/2018