25 NOV 2018
Parque recebe Certificado Estadual de Conservação

A sexta-feira (23) foi um dia especial para Carazinho, principalmente para a secretaria de Desenvolvimento   por meio do Departamento Municipal do Meio Ambiente DEMA e, mais ainda, para os amantes da natureza. Um dia para ficar na história do município.

Graças ao esforço e dedicação da equipe do DEMA, coordenada pela Bióloga Camila Huning e que tem a frente do Desenvolvimento o   secretario Dêninson Costa, nesse dia, três atividades de grande importância ambiental acontecerem em Carazinho.

Em um primeiro momento, durante a manhã, no auditório da UPF, Carazinho sediou o 1º Fórum do Sistema Estadual das Unidades de Conservação e o XVIII Encontro da REDE de UCs do Norte do Rio Grande de Sul e contou com a presenças de representantes de 12 áreas protegidas.

A importância desse encontro conforme a diretora do DEMA, foi fortalecer o companheirismo, a troca de experiência entre os gestores das UCs e principalmente, buscar o fortalecimento institucional dos remanescente de natureza protegidos, que é a missão da REDE.

Já no período da tarde um momento histórico aconteceu no gabinete do Prefeito Milton Schmitz. Com a presença de equipe do DEMA, representantes da SEMA – Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento, integrantes da REDE de UCs e mestrandos da UPF, o biólogo da SEMA Daniel Slomp, entregou ao Prefeito, o CERTIFICADO que   credencia o Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz como uma Unidade de Conservação. Este reconhecimento possibilita o PARQUE, receber recursos do estado para manutenção das atividades.

O secretário de Desenvolvimento Dêninson Costa comemorou emocionado a certificação e considerou como um “importante passo” para o município, que garantirá a “Vida longa ao Parque”.

Para o prefeito Milton, pensar em ações que preservem espaços de preservação da natureza como Parque Municipal é pensar no futuro das próximas gerações. É o que estamos fazendo. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos um planeta melhor”.

Posteriormente ao ato de certificação, o grupo fez uma visita ao Parque, onde foi realizado uma trilha, piquenique de encerramento e confraternização.