02 JAN 2019
DEP. MEIO AMBIENTE
Caminhada pela conservação da natureza

Na última sexta-feira (28), a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Camila Huning, participou da 1ª Caminhada pela Conectividade das Áreas Protegidas do Norte do Rio Grande do Sul, organizada pela Rede de UC’s do RS.

O objetivo da caminhada foi reunir os gestores e amigos pela conservação da natureza, trocando ideias e informações para a estruturação das unidades e futuros cursos a serem realizados.

Durante a atividade, os participantes percorreram uma trilha de médio percurso (27 km), ligando a RPPN UPF à FLONA-PF, onde puderam observar paisagens naturais e antrópicas.

Conforme os organizadores da atividade, tão bom estava o preparo dos caminhantes, que foram necessárias apenas duas paradas de descanso e reabastecimento de água.

Após seis horas de caminhada os participantes que representavam as Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul chegaram à FLONA-PF.

Para a diretora do DEMA as trilhas interpretativas promovem, além do compartilhamento de conhecimento, a reconexão com a natureza. “A ideia de uma trilha ligando duas áreas naturais protegidas, faz com que os caminhantes observem, ao longo do percurso, a ação que o homem desenvolveu na natureza, reduzindo áreas de mata, campo e áreas de preservação, ressaltando a importância da ampliação de corredores ecológicos e de áreas protegidas.
Para 2019, está em estudo uma trilha ligando o Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, à U.C. mais próxima”, destacou Camila.