08 JUN 2019
SMEC promove Workshop Interativo

SMEC promove Workshop Interativo

Na noite de quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação (SMEC), em parceria com o curso de Pedagogia da UPF, realizou na instituição um Workshop Interativo em comemoração à Semana Mundial do Brincar, comemorada de 25 de maio a 02 de junho, que em 2019 teve como tema “O Brincar que Abraça a Diferença”.

Com o intuito de disseminar propostas lúdicas de trabalho e interação com as crianças da Educação Infantil, durante o workshop, que foi direcionado a professores e equipes diretivas da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e alunos do curso de Pedagogia da UPF, foram propostas a constituição de seis salas temáticas para trocas de experiências entre os participantes.

Salas Temáticas

A EMEI Santa Isabel apresentou a temática “Mesas de brincar: inúmeras possibilidades”; as EMEIs Padre Gildo e Ir. Martin José Weber, apresentaram a temática “O encontro com a natureza na experiência do ateliê”; a EMEI Kênia Setti, apresentou a temática “Linguagens a experimentar e um mundo todo a ser descoberto”; a EMEI Santa Rita de Cássia levou a temática “Por um mundo mais colorido: aprendendo sobre a diversidade”; a proposta da EMEI Loreno Albuquerque Graeff foi a temática “Os bebês e os brinquedos não estruturados e o CEMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, levou a temática “Propostas para brincadeiras inclusivas”.

Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Anelise Auler Hartmann, as salas foram pensadas a partir de propostas lúdicas que já são executadas em cada uma das escolas, sendo que o desafio era que os participantes realizassem uma interlocução com a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho, por meio dos campos de experiência. Assunto que deverá ser amplamente estudado, debatido e defendido coletivamente e em cada espaço escolar.

O secretário municipal de Educação Lucas Gabriel Lopes avaliou o encontro de forma positiva. "Essa troca de experiências entre professores e equipe diretiva é muito importante, compartilhar experiências que deram certo nas escolas é uma oportunidade de multiplicar conhecimento", destacou o secretário.