26 JUL 2019
SEC. SAÚDE
Reunião trata sobre situação de cavalos no município

Na manhã desta sexta-feira (25) uma reunião no gabinete do prefeito Milton Schmitz tratou sobre a questão dos cavalos no município. Na ocasião foram discutidas duas situações, os animais que têm trafegado soltos pelas vias públicas e causado riscos de acidentes e os cavalos que pertencem aos carroceiros que se encontram em condição de abandono.

O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária; COMBEA; protetoras de animais; direção da EEPROCAR; Setor de Fiscalização; secretário de Obras, Estevão de Loreno; secretária da Saúde, Anelise Almeida e o vereador Gian Pedroso, possibilitou uma ampla discussão sobre a problemática abordada.

Durante a reunião, o prefeito Milton destacou que o município está interessado em resolver esta situação de animais soltos em via pública. “Um problema grave e que precisa de uma solução permanente”, enfatizou.

Entre as muitas sugestões debatidas, foi consenso de todos que a principal ação nesse primeiro momento é criar um mecanismo de resgate e destinação desses animais, que soltos acabam circulando em via pública podendo causar sérios riscos de acidente. Os cavalos são encontrados sem proprietários e alguns com sinais de desnutrição e lesões.

Foi discutido também a ideia de buscar através de chamamento público, parcerias que possam fazer o abrigamento desses animais. O Executivo estuda a elaboração de uma lei mais ampla e severa, que venha alterar o Código de Posturas do município.

Na ocasião, o vereador Gian entregou oficialmente ao prefeito o requerimento solicitando estudos para efetivar a implantação do projeto Cavalos de Lata, em Carazinho. O projeto visa substituir os cavalos por bicicletas de cargas, adaptadas às carrocinhas dos catadores.

Na tarde de hoje, o chefe de Fiscalização, Michael Gastring e sua equipe junto a Vigilância Sanitária foi chamado para auxiliar em mais um resgate de cavalo solto no município.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin