06 AGO 2019
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
CREAS e CETRAT realizam abordagem social para auxiliar pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos (CETRAT) tem realizado serviços de abordagens noturnas da população em situação de rua. Na noite de segunda-feira (05) foi realizada pela equipe mais uma abordagem.

As ações acontecem em locais de maior concentração, como praças e logradouros públicos que são utilizados como espaços de aproximação do cotidiano dessas pessoas onde os riscos de vulnerabilidade se agravam. Durante as abordagens, é fornecido um lanche com café, cobertores e kits de roupas e calçados.

De acordo com a coordenadora do CREAS e assistente social, Franciele Taís Bohrer, o objetivo da abordagem é proporcionar a possibilidade de reinserção familiar e tratamento aos dependentes químicos, caso necessitarem. A maioria das pessoas em situação de rua no município, possuem moradia e familiares, porém a dependência química é a grande causadora do abandono do lar.

A coordenadora explica que na abordagem de ontem, não foram localizadas pessoas em situação de rua. “Apesar de não encontrarmos ninguém em situação de rua, soubemos da existência de muitos que já são assistidos pela política de assistência social e passaram por tratamento químico ou se negaram a fazer, essas pessoas permanecem em pontos específicos da cidade e estão na rua por opção advinda de histórico de desestruturação familiar, uso de álcool e outras drogas”, ressalta. Franciele explica que infelizmente, após diversas abordagens e encaminhamentos pertinentes, estes usuários retornam ao ambiente das ruas. O CREAS e a Secretaria de Desenvolvimento Social, permanecem a disposição, caso haja informação de alguma situação.

Participaram da abordagem, a equipe técnica do CREAS e dois representantes do CETRAT, que estiverem em diversos pontos do município, como: rodoviária, Acapesu, fundos da rádio Gazeta, posto do Baxinho, Patronato Santo Antônio e arredores, Praça Central, Sommer, Cotrijal (fundos, antiga produção e embarque de Calcário) Praça João Marek e Igreja da Glória, SENAC, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Fundos da Baika, Praça do Hospital, Gare, Antigo Hospital Operário, em frente a Escola Nossa Senhora da Glória, prédio abandonado do Estado (local que foi encontrado pertences e roupas abandonadas), e em obras da construção civil e diversos pontos da cidade. Além de conversar com pessoas que possuem estabelecimentos na avenida Flores da Cunha em busca de informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin