16 SET 2019
Chefe do executivo participa de apresentação da campanha “Eleições 2020”

Na última sexta-feira (13) o prefeito Milton Schmitz acompanhado do secretário Geral de Governo, Jorge Dutra e do procurador jurídico do município, Gustavo Viapiana, participaram da apresentação da campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania. O evento organizado pela comitiva do TRE-RS aconteceu na subseção da OAB/RS e contou com a presença de chefes de cartório, juízes eleitorais da região, secretário municipal de Administração, Lori Bolesina, secretário-adjunto da Secretaria de Educação, Lúcio Martins Pinto e o vereador Tenente Costa.

Na ocasião, o prefeito Milton agradeceu a presença dos integrantes do TRE-RS no município. Logo após, os representantes do Tribunal fizeram suas palestras.

A Justiça Eleitoral destacou os dois recentes passos tecnológicos dados pela instituição: o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e a identificação biométrica dos eleitores. A implantação do PJE no Rio Grande do Sul começou em 2015, inicialmente apenas no Tribunal. Em 2019, o processo alcançará todas as Zonas Eleitorais, passando a ser usado de forma plena no estado.

O PJE é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável.

Desde 2015, o cadastramento biométrico chegou a todo o Rio Grande do Sul. Quem procura a Justiça Eleitoral para fazer seu alistamento, revisar dados ou mudar seu domicílio, tem a biometria coletada.

Com essa forma de identificação, reafirma-se a segurança do voto no Brasil. A criação da urna eletrônica ocorreu em 1996 e, desde 2000, ela passou a ser utilizada em todas seções eleitorais do país. O cadastro biométrico é a fase atual deste permanente processo de inserção de tecnologia e segurança no sistema eleitoral brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin