08 NOV 2019
SEC. SAÚDE
Profissionais da Saúde participam de capacitações em Porto Alegre

Com o objetivo de implantar o Comitê de Saúde da População Negra no município de Carazinho, as profissionais da Secretaria da Saúde, diretora técnica Rosane Ebertz e Pátricia Kemmerich, recepcionista da Atenção Básica, participaram das capacitações para a formação de promotores em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (08) as profissionais estão presentes no Seminário Internacional Rotas Críticas X: Mulheres enfrentando as violências, com relatos de violência contra mulheres negras e dificuldade ao acesso à rede de proteção muito restrita. Coordenado pelas professoras Dra. Stela Nazareth Meneghel (docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e Coordenadora Substituta do PPGCOL/UFRGS) e Dra. Montserrat Sagot (docente da Universidade da Costa Rica) o evento acontece no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS.

O evento tem como foco as violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero em sua intersecção com outras categorias como raça, idade, classe social. Essa décima edição será dirigida para o tema dos recursos mobilizados para enfrentar as violências e a misoginia, portando o tema são os enfrentamentos. O seminário destina-se a estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores e operadores do campo da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas, e tem como objetivo oportunizar espaço para partilhar pesquisas e relatar experiências, refletir criticamente e construir estratégias coletivas para enfrentar as violências.