29 NOV 2019
SEC. SAÚDE
Ação de testes de tipagem sanguínea nas escolas

A Secretaria Municipal da Saúde por meio da coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Denise Dal Ri, iniciou nos dias 27 e 28 de novembro a realização dos testes de tipagem sanguínea nas escolas do município. A iniciativa que vem a contemplar os alunos rede municipal de ensino é fruto do projeto de Lei Nº 8.386 que dispõe sobre o registro do tipo sanguíneo e fator RH nos cadastros escolares no âmbito do município de Carazinho, de autoria do vereador Ivomar de Andrade.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, por meio da coordenadora pedagógica, Márcia Menta da Costa e o Curso de Biomedicina da Ulbra, com a participação do coordenador César Gilmar Trojahn Filho, professora Jéssica Z. A. Mandelli, responsável técnica e biomédica, Letícia C. da Cruz e acadêmicos do curso.

As primeiras escolas contempladas foram as EMEFs Pres. Castelo Branco e Pres. Getúlio Dornelles Vargas onde realizaram-se 28 e 85 testes respectivamente. De acordo com a coordenadora Denise, este teste possibilita a descoberta do tipo sanguíneo rapidamente a partir de uma pequena gota de sangue.

No próximo ano, a ação seguirá acontecendo nas demais escolas de Carazinho, sempre com a autorização dos responsáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin