A equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, que tem a frente a psicóloga Valéska Walber, realizou na última semana, o encerramento das oficinas terapêuticas que aconteceram ao longo do ano junto as ESFs – Estratégias de Saúde de Família do município e que foram um sucesso.
O objetivo das atividades foi levar até a comunidade, espaços de saúde mental com foco na prevenção e cuidado território do usuário as ESFs.
“Buscamos com essa iniciativa descentralizar um pouco as atenções e focar mais na prevenção”, disse Valéska.
O trabalho contou também com a parceria do SENAC. Foram realizadas seis oficinas em cada unidade de Saúde com diferentes temas ligados a saúde mental e também oficinas terapêuticas de construção de alimentos, cozinhando com afeto e jardinagem.
Um novo momento da Saúde Mental
Em um segundo momento, a equipe da Saúde Mental em reunião coordenada por Valéska Walber, com os médicos de todas as ESFs do município, onde participaram também a secretária de saúde, Anelise Almeida e a diretora técnica da saúde, Rosane Fátima Ebertz, definiu um novo fluxo de atenção a Saúde Mental da Rede.
Foram definidas questões como a agilização no atendimento e qualificação da atenção ao usuário. O proposto na reunião com as equipes começa a funcionar ainda este mês.